Pesquisar este blog

"A mente que se abre a uma nova ideia, nunca voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

quinta-feira, 16 de abril de 2015

O DESENHO INFANTIL E AS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS

 
Ao estudarmos como resolver problemas na Educação Infantil, vimos que as soluções podem ser apresentadas de forma ORAL, GESTUAL, ESCRITA ou PICTÓRICA.

Propor que a solução seja apresentada oralmente significa que cada criança pode expor seu pensamento, concordar ou discordar de colegas e fazer um debate sobre as soluções.  A oralidade se faz presente em todas as formas de resolução, uma vez que a criança precisa expor seu pensamento aos demais. As solicializações com todo o grupo são de extrema importância.

Uma solução gestual propõe que sejam apresentadas por gestos corporais ou dramatizações.

Pensando que as crianças de Infantil I e II ainda não escrevem, o registro escrito pode e deve ser aplicado, tendo o professor como escriba. Assim é possível mostrar aos pequenos uma das funções sociais da escrita, registrando o pensamento individual da resolução que poderá ser lido por outra criança.

As soluções pictóricas são apresentadas em forma de desenhos, pinturas, carimbos, colagem, ou seja, todos os tipos de registros gráficos. É muito importante que os professores compreendam que em soluções realizadas por meio de desenhos no Infantil I e II anos nem sempre teremos desenhos que retratam exatamente o que as crianças pensaram, devido ao processo de desenvolvimento do desenho infantil.

Na 4ª aula, além de estudarmos sobre a resolução de problemas, também fizemos uma retomada sobre o desenvolvimento do desenho infantil, resgatando as etapas pelas quais as crianças passam, suas características, como a professora conduz tal trabalho e realiza intervenções.
 
 

Um comentário:

  1. Tivemos algumas novas seguidoras. Sejam bem vindas!

    Meninas, explorem e comentem as publicações. Verifiquem se a ferramenta funciona e me escrevam caso tenham dúvidas.

    Bom trabalho a todas!

    ResponderExcluir