Pesquisar este blog

"A mente que se abre a uma nova ideia, nunca voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Preparo dos corantes naturais e aplicação nas pinturas em papel


A Coordenadora Mônica Onisto da EMEB D. Estephânia C. V. Braga, juntamente com as professoras de sua escola, desenvolveram uma sequência didática em comemoração ao “Dia do Índio” e compartilhou conosco, durante os encontros do SABER.

Dentre tantas atividades desenvolvidas, citou a realização de receitas de corantes naturais tanto para o conhecimento das crianças, como para a aprendizagem de procedimentos.

Durante a aula, muitas problematizações foram propostas e as crianças, de forma individual ou em pequenos grupos, procuraram apresentar soluções, como por exemplo quando foi questionado se o liquidificador poderia ser ligado sem a tampa e uma criança respondeu que não, se não “tudo vai voar”.

Parabéns pelo trabalho!!!







quinta-feira, 16 de abril de 2015

O DESENHO INFANTIL E AS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS

 
Ao estudarmos como resolver problemas na Educação Infantil, vimos que as soluções podem ser apresentadas de forma ORAL, GESTUAL, ESCRITA ou PICTÓRICA.

Propor que a solução seja apresentada oralmente significa que cada criança pode expor seu pensamento, concordar ou discordar de colegas e fazer um debate sobre as soluções.  A oralidade se faz presente em todas as formas de resolução, uma vez que a criança precisa expor seu pensamento aos demais. As solicializações com todo o grupo são de extrema importância.

Uma solução gestual propõe que sejam apresentadas por gestos corporais ou dramatizações.

Pensando que as crianças de Infantil I e II ainda não escrevem, o registro escrito pode e deve ser aplicado, tendo o professor como escriba. Assim é possível mostrar aos pequenos uma das funções sociais da escrita, registrando o pensamento individual da resolução que poderá ser lido por outra criança.

As soluções pictóricas são apresentadas em forma de desenhos, pinturas, carimbos, colagem, ou seja, todos os tipos de registros gráficos. É muito importante que os professores compreendam que em soluções realizadas por meio de desenhos no Infantil I e II anos nem sempre teremos desenhos que retratam exatamente o que as crianças pensaram, devido ao processo de desenvolvimento do desenho infantil.

Na 4ª aula, além de estudarmos sobre a resolução de problemas, também fizemos uma retomada sobre o desenvolvimento do desenho infantil, resgatando as etapas pelas quais as crianças passam, suas características, como a professora conduz tal trabalho e realiza intervenções.
 
 

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bolinha de gude

Burquinha, bila, tecadeira... quantos termos novos aprendemos. 
Como as brincadeiras infantis como a bolinha de gude, o boliche, telefone sem fio ou a amarelinha têm enriquecido nossa prática pedagógica!
Nós aprendemos, mas quem sai ganhando (com toda certeza) são as nossas crianças!!! 
Deem uma olhadinha neste site, além de diferentes formas de jogar com bolinhas de gude, podemos conhecer muitas outras brincadeiras infantis. 
Brincar é um trabalho muito sério, mas é divertido! 

http://www.fazfacil.com.br/lazer/como-jogar-bolinha-de-gude/

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Resolução de Problemas nas brincadeiras infantis

A aula de 26/03 foi marcada por um grande debate acerca das brincadeiras infantis, tanto no que se refere à sua importância para o desenvolvimento da criança, quanto para o resgate de aspectos culturais.
A brincadeira é uma das ações que faz parte do universo infantil e é uma grande oportunidade para Resolver Problemas.
Interessante observar a grande ligação existente entre a oralidade e a resolução de problemas e como as brincadeiras infantis, sejam elas de faz de conta, de construção ou de regras, contribuem para o desenvolvimento de tais habilidades.
Duas atividades foram designadas como tarefa: uma reflexão sobre o nosso Plano Anual e aplicar uma resolução de problema presente em uma brincadeira infantil, planejada em nosso encontro.
Mãos à obra!