Pesquisar este blog

"A mente que se abre a uma nova ideia, nunca voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Jogo de Percurso - Professora Daniela Barbosa Fideles Novelli

“NA TRILHA DOS 3 PORQUINHOS”

ESSE JOGO FOI BASEADO NA HISTÓRIA “ OS 3 PORQUINHOS ”. O JOGO CONTÉM 20 CASAS QUE FAZEM PARTE DE UM PERCURSO. OS “PEÕES” (GARRAFINHAS PET) SÃO OS 3 PORQUINHOS, PORTANTO SÃO 3 JOGADORES. PARA INICIAR O JOGO, CADA UM ESCOLHE A COR DO PORQUINHO (PEÃO) QUE QUER MOVIMENTAR E TODOS SE POSICIONAM NA CASA DA MAMÃE, É DE LÁ QUE TODOS SAEM (COMO NA HISTÓRIA). DURANTE A TRILHA, HÁ ALGUNS OBSTÁCULOS, COMO: “FIQUE UMA VEZ SEM JOGAR” (TODA VEZ QUE O LOBO APARECE...);VOLTE 1 CASA; VOLTE 2 CASAS; SE O PORQUINHO CAIR NA CASA DE PALHA OU MADEIRA, O JOGADOR SÓ SAI DALI SE TIRAR DETERMINADO NÚMERO NO DADO. O OBJETIVO É CHEGAR NA CASA NÚMERO 20, ONDE ESTÁ A CASA DE TIJOLO. O PORQUINHO (JOGADOR) QUE CHEGAR PRIMEIRO LÁ SERÁ O VENCEDOR.

PARA DESENVOLVER ESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, NUM PRIMEIRO MOMENTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, NA RODA DE CONVERSA, E NOTOU-SE QUE NINGUÉM SABIA O QUE ERA JOGO DE PERCURSO. ANTES DE APRESENTAR O JOGO DOS 3 PORQUINHOS FORAM LIDAS 3 VERSÕES DO CONTO: “OS 3 PORQUINHOS” (VERSÃO TRADICIONAL); “MEU DIÁRIO SECRETO – OS 3 PORQUINHOS” E “OS 3 PORQUINHOS MALCRIADOS E O LOBO BOM”. DEPOIS, PARA SE FAMILIARIZAR COM ESTE TIPO DE JOGO, OS ALUNOS JOGARAM O DADO  NO CHÃO DA SALA DE AULA E MOVIMENTARAM UMA TARTARUGUINHA DE PANO PELO PISO DA SALA , ESSE PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADO PARA APRENDER A MOVIMENTAR O PEÃO DE ACORDO COM O NÚMERO DO DADO. APÓS ESTE MOMENTO FOMOS À BIBLIOTECA, ONDE HÁ UM JOGO QUE SE PARECE COM UMA TRILHA, MAS NÃO É NUMERADO. ESSE JOGO É A “CORRIDA DAS TARTARUGAS”, ONDE CADA CRIANÇA MOVIMENTA UMA TARTARUGUINHA, NUMA “PISTA”. E, NUM ÚLTIMO MOMENTO , OS ALUNOS JOGARAM O JOGO DOS 3 PORQUINHOS. FOI OBSERVADO QUE ALGUMAS CRIANÇAS NÃO CONSEGUEM MOVIMENTAR O PORQUINHO DO MODO CORRETO, QUERENDO AVANÇAR MAIS CASAS OU PULÁ-LAS; MUITOS NÃO CONSEGUEM COMPREENDER QUE NÃO CONTAMOS A CASA QUE ESTAMOS. POR OUTRO LADO, HÁ ALGUMAS CRIANÇAS QUE CONSEGUEM JOGAR CORRETAMENTE, INCLUSIVE PERCEBENDO A QUANTIDADE DE CASAS QUE ESTÁ FALTANDO PARA CHEGAR EM DETERMINADA CASA OU QUAL NÚMERO DEVE TIRAR PARA ESCAPAR DOS OBSTÁCULOS. O QUE FOI NOTADO TAMBÉM, É QUE É UM JOGO QUE DESPERTOU E DESPERTA O INTERESSE DE TODOS. ATRAVÉS DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, FORAM ALCANÇADOS ALGUNS OBJETIVOS, TAIS COMO: AMPLIAR O REPERTÓRIO SOBRE JOGOS; SEQUÊNCIA ORAL DOS NÚMEROS ( 1 AO 20 ); RECONHECIMENTO DOS NÚMEROS; CORRESPONDÊNCIA NÚMERO QUANTIDADE E ORGANIZAR A PRÓPRIA AÇÃO COM BASE NAS INDICAÇÕES PRESCRITAS PELAS REGRAS DO JOGO.










Nenhum comentário:

Postar um comentário