“NA TRILHA DOS 3 PORQUINHOS”
ESSE JOGO FOI BASEADO NA HISTÓRIA “ OS 3 PORQUINHOS ”. O JOGO
CONTÉM 20 CASAS QUE FAZEM PARTE DE UM PERCURSO. OS “PEÕES” (GARRAFINHAS PET)
SÃO OS 3 PORQUINHOS, PORTANTO SÃO 3 JOGADORES. PARA INICIAR O JOGO, CADA UM
ESCOLHE A COR DO PORQUINHO (PEÃO) QUE QUER MOVIMENTAR E TODOS SE POSICIONAM NA
CASA DA MAMÃE, É DE LÁ QUE TODOS SAEM (COMO NA HISTÓRIA). DURANTE A TRILHA, HÁ
ALGUNS OBSTÁCULOS, COMO: “FIQUE UMA VEZ SEM JOGAR” (TODA VEZ QUE O LOBO APARECE...);VOLTE
1 CASA; VOLTE 2 CASAS; SE O PORQUINHO CAIR NA CASA DE PALHA OU MADEIRA, O
JOGADOR SÓ SAI DALI SE TIRAR DETERMINADO NÚMERO NO DADO. O OBJETIVO É CHEGAR NA
CASA NÚMERO 20, ONDE ESTÁ A CASA DE TIJOLO. O PORQUINHO (JOGADOR) QUE CHEGAR
PRIMEIRO LÁ SERÁ O VENCEDOR.
PARA DESENVOLVER ESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, NUM PRIMEIRO
MOMENTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, NA RODA DE
CONVERSA, E NOTOU-SE QUE NINGUÉM SABIA O QUE ERA JOGO DE PERCURSO. ANTES DE
APRESENTAR O JOGO DOS 3 PORQUINHOS FORAM LIDAS 3 VERSÕES DO CONTO: “OS 3
PORQUINHOS” (VERSÃO TRADICIONAL); “MEU DIÁRIO SECRETO – OS 3 PORQUINHOS” E “OS
3 PORQUINHOS MALCRIADOS E O LOBO BOM”. DEPOIS, PARA SE FAMILIARIZAR COM ESTE
TIPO DE JOGO, OS ALUNOS JOGARAM O DADO NO CHÃO DA SALA DE AULA E MOVIMENTARAM UMA
TARTARUGUINHA DE PANO PELO PISO DA SALA , ESSE PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADO
PARA APRENDER A MOVIMENTAR O PEÃO DE ACORDO COM O NÚMERO DO DADO. APÓS ESTE
MOMENTO FOMOS À BIBLIOTECA, ONDE HÁ UM JOGO QUE SE PARECE COM UMA TRILHA, MAS
NÃO É NUMERADO. ESSE JOGO É A “CORRIDA DAS TARTARUGAS”, ONDE CADA CRIANÇA
MOVIMENTA UMA TARTARUGUINHA, NUMA “PISTA”. E, NUM ÚLTIMO MOMENTO , OS ALUNOS
JOGARAM O JOGO DOS 3 PORQUINHOS. FOI OBSERVADO QUE ALGUMAS CRIANÇAS NÃO
CONSEGUEM MOVIMENTAR O PORQUINHO DO MODO CORRETO, QUERENDO AVANÇAR MAIS CASAS
OU PULÁ-LAS; MUITOS NÃO CONSEGUEM COMPREENDER QUE NÃO CONTAMOS A CASA QUE
ESTAMOS. POR OUTRO LADO, HÁ ALGUMAS CRIANÇAS QUE CONSEGUEM JOGAR CORRETAMENTE,
INCLUSIVE PERCEBENDO A QUANTIDADE DE CASAS QUE ESTÁ FALTANDO PARA CHEGAR EM
DETERMINADA CASA OU QUAL NÚMERO DEVE TIRAR PARA ESCAPAR DOS OBSTÁCULOS. O QUE
FOI NOTADO TAMBÉM, É QUE É UM JOGO QUE DESPERTOU E DESPERTA O INTERESSE DE
TODOS. ATRAVÉS DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, FORAM ALCANÇADOS ALGUNS OBJETIVOS,
TAIS COMO: AMPLIAR O REPERTÓRIO SOBRE JOGOS; SEQUÊNCIA ORAL DOS NÚMEROS ( 1 AO
20 ); RECONHECIMENTO DOS NÚMEROS; CORRESPONDÊNCIA NÚMERO QUANTIDADE E ORGANIZAR
A PRÓPRIA AÇÃO COM BASE NAS INDICAÇÕES PRESCRITAS PELAS REGRAS DO JOGO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário