Pesquisar este blog

"A mente que se abre a uma nova ideia, nunca voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Jogo de Percurso - Professora Daniela Aparecida Olivo

           Para inserir atividades com jogos de percurso,primeiramente na roda, perguntei se as crianças conheciam e tinham jogado.Em um primeiro momento percebi que eles nunca tinham ouvido por esse nome e quando comecei a explicar o jogo,sabiam do que se tratava e alguns já tinham jogado com amigos ou irmãos.A partir disso,apresentei o jogo das tartarugas,expliquei como se jogava e deixei todos jogarem.Isso foi feito na roda para que todos participassem.
 
                                              

      
           Após o jogo da tartaruga,em um outro momento, apresentei alguns jogos de percurso para irem jogando em pequenos grupos.Esses jogos ainda não tinham numeração e nem obstáculos.





  
           Para a confecção do jogo de percurso com a classe,primeiramente quis apresentar alguns temas e os escolhidos foram “Meio Ambiente” e “Trânsito”.Na roda,fiz a leitura de vários livros que foram debatidos e também assistimos um vídeo “Bichos no trânsito”( é um vídeo da Ford que aborda aspectos do trânsito com fantoches de animais)
 



           Após a apresentação de todos esses materiais ,apresentei o jogo de percurso” Trilha Ecológica”,onde na roda, conversamos sobre as diferenças e semelhanças em relação aos outros jogos.Posteriormente ,em grupos de 3 alunos ,fui explicando as regras e eles foram jogando. Meu objetivo era que eles tivessem contato com um jogo com regras,números do percurso e também com desafios que pediam para avançar ,voltar ou ficar sem jogar.A classe toda jogou em grupos.     Acompanhei e orientei cada grupo e a cada desafio, eu fazia a leitura para que concluíssem.Foi muito interessante observar tanto os alunos do infantil I como o II contarem as bolinhas do dado e contarem as casas as casas para avançar ou retroceder.
        
                             


          
                                             MONTAGEM DO JOGO COM A CLASSE
           Iniciei conversando na roda sobre a montagem do nosso jogo de percurso,expliquei que nosso jogo seria sobre trânsito.Trouxe os números impressos de 1 a 30,fizemos a leitura e depois  as crianças pintaram os números.
           Em um outro momento,trouxe os números recortados e na roda expliquei que teríamos que montar o nosso percurso,fizemos algumas tentativas e juntos conseguimos montar e depois colei no tabuleiro.      A montagem foi feita em papel cartão.
                

                   
           Inicialmente ,o jogo não teve desafios( avançar e voltar casa),jogamos assim,toda a sala em grupinhos de 3 crianças.



 
           Após todos terem jogado ,conversei com a classe para que colocássemos alguns desafios no jogo e eles gostaram da ideia.Para a escolha dos desafios,fui perguntando o que era correto no trânsito e quais atitudes deveríamos ter.Foram dadas várias opiniões como: “Atravessar na faixa”,”Parar no sinal vermelho”,”Colocar cinto,andar no banco de trás e na cadeirinha”,”Não dirigir falando ao celular”,”Andar de bicicleta usando equipamentos”,etc. Após a listagem,escolhemos quatro desafios,arrumei ilustrações referentes aos desafios,os alunos pintaram,colamos e jogamos novamente.A próxima etapa seria dar um nome ao nosso jogo e em roda surgiram várias sugestões,algumas sem relação com o tema” Trânsito”.A classe teve dificuldade para falar um nome,só a aluna Michele falou “A trilha do trânsito” e resolvi acrescentar a palavra saudável explicando seu significado, eles gostaram e então o nome do jogo ficou “ A trilha do trânsito saudável”.

          Quando o jogo estava pronto,as crianças jogaram em grupos de 3 alunos e conforme caíam nas casinhas com os desafios,eu fazia a leitura e eles faziam o que era pedido,foi um pouco difícil eles entenderem ,mas depois da primeira jogada ficou mais fácil.Surgiram alguns conflitos,eles querem sempre vencer,mas consegui resolver no mesmo momento.Em um primeiro momento,fiz os grupos com o infantil I e depois com o II e depois deixei que formassem misturando,o que foi interessante porque os maiores auxiliavam os menores na contagem do dado e das casas.Em algumas jogadas fiz intervenções perguntando  quando já estavam próximos do final,quantas casas faltavam para ganhar ou que número do dado precisava tirar para vencer o jogo.Alguns alunos do infantil II conseguiram responder contando as casas que faltavam.
                           



                        
           Finalizando o relato,as crianças conseguiram jogar entendendo as regras do jogo e acredito ter conseguido atingir o objetivo proposto: confeccionar com a classe o jogo e aprender a respeitar as suas regras.Não foi um trabalho fácil mas foi possível graças a ajuda da professora Magda e da minha coordenadora Adriana,que também participam do curso,e que mesmo estando em outra unidade escolar,me ajudaram muito.Esse jogo irá participar da 1ª MOSTRA EDUCACIONAL da escola em que trabalho com o 2º ano e também irei desenvolver jogo de percurso com essa classe( 2º ano) como trabalho para a Rota da educação.
  

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário