Pesquisar este blog

"A mente que se abre a uma nova ideia, nunca voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

segunda-feira, 25 de maio de 2015

"AMARELINHA" Professora Adriana Marquesini

Brincar de amarelinha tem sido um grande desafio para as crianças e para a professora também.

Primeiro desafio, ou problema a ser resolvido foi não ter amarelinha na escola e nem espaço adequado para uma. Isso foi resolvido numa discussão em grupo (ou uma Resolução de Problemas) com a participação das crianças e, depois de várias sugestões,  foi feito uma amarelinha de fita adesiva no pátio.

Depois de brincar com a amarelinha mais conhecida, a tradicional, apresentei às crianças outros modelos, como a de orelha e da semana.

As crianças gostaram muito da de”orelha” , talvez por ser mais curta e fácil de pular.

Os problemas apresentados às crianças levou-as a pensar, levantar hipóteses, tentar encontrar soluções. Nem todas as crianças participam igualmente e em todos os momentos, mas quando participam estão pensando, raciocinando, aprendendo.

Além dos ganhos que elas obviamente apresentaram em termos de conhecimentos matemáticos, como sequência numérica e resolução de problemas, por exemplo, pudemos perceber que as crianças também foram estimuladas em relação ao relacionamento social. Como a amarelinha foi para o pátio, todas as crianças da escola a utilizam em diversos momentos. Após a merenda, até a nossa ajudante geral mostrou-se uma grande “educadora” enquanto organizava as crianças para pular, relembrava as regras, ria com suas conquistas...

Outra coisa bem bacana que aconteceu foi o retorno dado pelos pais. Alguns falaram diretamente a mim na hora de buscar as crianças na escola eoutros enviaram bilhetes, elogiando o trabalho e em como podiam perceber que seus filhos haviam aprendido não só a pular amarelinha, regras e números, como chegavam em casa animados e relatando o que haviam feito na escola.


Não é maravilhoso?

     



   



2 comentários:

  1. Adriana, como é bom perceber a comunidade escolar e as famílias envolvidas em um processo de aprendizagem.
    Como já conversamos pessoalmente, tenho certeza que todos saem ganhando: crianças, pais e nós, por percebermos os frutos do nosso trabalho, não é mesmo?
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho e por não ter desistido quando as dificuldades apareceram. Não tem nada mais gratificante do q o reconhecimento do nosso trabalho, o retorno das famílias!

    ResponderExcluir