No primeiro momento propus
uma resolução de problemas e relatei que uma professora da escola teve sua
amarelinha apagada. Algumas crianças relataram que para resolução desse problema
a professora deveria comprar uma amarelinha, outras deram como sugestão
desenhar no chão.
Após as sugestões, perguntei
se alguma criança conhecia a brincadeira de “Amarelinha”. Notei que as que
frequentaram a creche, já conheciam. Após essa conversa apresentei a amarelinha
que foi confeccionada no curso com papel cartão.
No início algumas crianças
tiveram dificuldade em pular, somente andavam sobre a amarelinha. Quando uma
das crianças iniciou pulando, várias observaram e tentaram imitá-las. As crianças
aprenderam e todos participaram pulando várias vezes alguns com mais facilidade
e outros menos, mas todos com muito interesse.
No dia seguinte uma das
aulas trouxe um giz de cera para que eu desenhasse a amarelinha no chão. Fiz o
teste com o giz de cera que a aluna trouxe, como era rosa claro e não aparecia,
perguntei como poderia resolver e os alunos sugeriram fazer com giz de lousa.
Desenhei a amarelinha
tradicional com o céu. Expliquei que sua função era o descanso e comecei a
demonstrar como jogar com a pedra.
Essa troca está sendo maravilhosa.
ResponderExcluirApós uma situação problema partilhada por vc, me senti motivada a criar uma tb.
Parabéns!
Érica, parabéns pelo seu trabalho!
ResponderExcluirSeus relatos e contribuições têm sido bastante ricos.