Pesquisar este blog

"A mente que se abre a uma nova ideia, nunca voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

segunda-feira, 18 de maio de 2015

"AMARELINHA" Professora Érica Molon

No primeiro momento propus uma resolução de problemas e relatei que uma professora da escola teve sua amarelinha apagada. Algumas crianças relataram que para resolução desse problema a professora deveria comprar uma amarelinha, outras deram como sugestão desenhar no chão.

Após as sugestões, perguntei se alguma criança conhecia a brincadeira de “Amarelinha”. Notei que as que frequentaram a creche, já conheciam. Após essa conversa apresentei a amarelinha que foi confeccionada no curso com papel cartão.

No início algumas crianças tiveram dificuldade em pular, somente andavam sobre a amarelinha. Quando uma das crianças iniciou pulando, várias observaram e tentaram imitá-las. As crianças aprenderam e todos participaram pulando várias vezes alguns com mais facilidade e outros menos, mas todos com muito interesse.

No dia seguinte uma das aulas trouxe um giz de cera para que eu desenhasse a amarelinha no chão. Fiz o teste com o giz de cera que a aluna trouxe, como era rosa claro e não aparecia, perguntei como poderia resolver e os alunos sugeriram fazer com giz de lousa.

Desenhei a amarelinha tradicional com o céu. Expliquei que sua função era o descanso e comecei a demonstrar como jogar com a pedra.

A sequência didática foi muito positiva e as crianças demonstraram muito interesse em brincar. 




2 comentários:

  1. Essa troca está sendo maravilhosa.
    Após uma situação problema partilhada por vc, me senti motivada a criar uma tb.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Érica, parabéns pelo seu trabalho!
    Seus relatos e contribuições têm sido bastante ricos.

    ResponderExcluir