Pesquisar este blog

"A mente que se abre a uma nova ideia, nunca voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

terça-feira, 26 de maio de 2015

"AMARELINHA" Professora Daniela Olivo


A atividade foi iniciada com a leitura da quadrinha que foi colocada na lousa e lida para a classe: 

“ TODOS GOSTAM DE DIZER
QUE SOU MUITO PEQUENINA
NÃO VEJO A HORA DE APRENDER
A BRINCAR DE PULAR AMARELINHA .”

Após a leitura perguntei  de qual brincadeira a quadrinha estava falando e as crianças disseram:

"-Amarelinha!"

Na roda,perguntei quem conhecia essa brincadeira e a maioria das crianças levantaram as mãos.Perguntei então como se jogava e obtive várias respostas:

“- Tem que pular as casas.”

“- Ela é desenhada no chão.”

“- Tem que jogar pedrinha nos números e sair pulando.”

Perguntei se na escola tinha alguma amarelinha e disseram que não (não associaram a amarelinha caracol pintada no pátio com amarelinha).Depois da resposta apresentei a amarelinha feita de  lona     que tinha na sala e coloquei no chão para mostrar e deixei que explorassem. 

Em  outro momento fomos ao pátio e começamos a treinar os movimentos da brincadeira( 1 pé,2 pés),sem apresentar as regras.Nesse mesmo dia mostrei a amarelinha caracol pintada no pátio e uma das crianças fez a seguinte observação:

“-Mas essa não tem números!”

Então expliquei que essa pulava nas cores. As crianças também começaram a explorar essa amarelinha.

No outro dia ,foram formados pequenos grupos para que ,com o meu auxílio,fossem introduzidas as regras progressivamente.

Durante a brincadeira,ficou muito evidente a dificuldade do infantil I em pular a amarelinha,houve falta de coordenação principalmente quando a  pedrinha estava na casa 2 em que as crianças tinham que pular com um pé só,foi muito difícil para eles mas eles tentavam com empolgação.

Após brincarmos durante vários dias com a  amarelinha,em um outro momento,foi pedido que os alunos fizessem um desenho sobre a brincadeira e posteriormente sentaram na roda para a exposição do trabalho de cada um.A maioria das crianças mostraram os desenhos e explicaram o que fizeram.

Um ponto que senti um pouco de dificuldade em relação a aplicação da atividade foi em relação ao número de alunos,tive que formar grupos mas mesmo assim houve um pouco de tumulto. 

Foi uma atividade muito interessante,os alunos executaram com muito entusiasmo e continuarei a sua aplicação durante o ano todo pois, como estudamos, ela auxilia no desenvolvimento em vários aspectos . 


   

    


2 comentários:

  1. Daniela, mesmo com crianças de diferentes idades na mesma turma é possível realizar um trabalho muito bom, como este que você desenvolveu. Parabéns pelo seu empenho e dedicação!!!

    ResponderExcluir