A atividade foi
iniciada com a leitura da quadrinha que foi colocada na lousa e lida para a
classe:
“ TODOS GOSTAM
DE DIZER
QUE SOU MUITO PEQUENINA
NÃO VEJO A HORA
DE APRENDER
A BRINCAR DE
PULAR AMARELINHA .”
Após a leitura
perguntei de qual brincadeira a
quadrinha estava falando e as crianças disseram:
"-Amarelinha!"
Na roda,perguntei
quem conhecia essa brincadeira e a maioria das crianças levantaram as
mãos.Perguntei então como se jogava e obtive várias respostas:
“- Tem que pular
as casas.”
“- Ela é
desenhada no chão.”
“- Tem que jogar
pedrinha nos números e sair pulando.”
Perguntei se na
escola tinha alguma amarelinha e disseram que não (não associaram a amarelinha
caracol pintada no pátio com amarelinha).Depois da resposta apresentei a
amarelinha feita de lona que tinha na sala e coloquei no chão para
mostrar e deixei que explorassem.
Em outro momento fomos ao pátio e começamos a
treinar os movimentos da brincadeira( 1 pé,2 pés),sem apresentar as
regras.Nesse mesmo dia mostrei a amarelinha caracol pintada no pátio e uma das
crianças fez a seguinte observação:
“-Mas essa não
tem números!”
Então expliquei que
essa pulava nas cores. As crianças também começaram a explorar essa amarelinha.
No outro dia ,foram
formados pequenos grupos para que ,com o meu auxílio,fossem introduzidas as
regras progressivamente.
Durante a
brincadeira,ficou muito evidente a dificuldade do infantil I em pular a
amarelinha,houve falta de coordenação principalmente quando a pedrinha estava na casa 2 em que as crianças
tinham que pular com um pé só,foi muito difícil para eles mas eles tentavam com
empolgação.
Após brincarmos
durante vários dias com a amarelinha,em
um outro momento,foi pedido que os alunos fizessem um desenho sobre a
brincadeira e posteriormente sentaram na roda para a exposição do trabalho de
cada um.A maioria das crianças mostraram os desenhos e explicaram o que
fizeram.
Um ponto que senti
um pouco de dificuldade em relação a aplicação da atividade foi em relação ao
número de alunos,tive que formar grupos mas mesmo assim houve um pouco de
tumulto.
Foi uma atividade
muito interessante,os alunos executaram com muito entusiasmo e continuarei a
sua aplicação durante o ano todo pois, como estudamos, ela auxilia no
desenvolvimento em vários aspectos .
Daniela, mesmo com crianças de diferentes idades na mesma turma é possível realizar um trabalho muito bom, como este que você desenvolveu. Parabéns pelo seu empenho e dedicação!!!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluir