Pesquisar este blog

"A mente que se abre a uma nova ideia, nunca voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

terça-feira, 26 de maio de 2015

"AMARELINHA" Professora Luciana Serino

1º momento
Em roda, conversas sobre a amarelinha:
۰ Quem conhece essa brincadeira?
۰Com quem aprendeu?
۰ Como se brinca de amarelinha?
A maioria respondeu que já conhecia e que tinha brincado com seus irmãos mais velhos.
As explicações de como se brinca foram:
* tem que pular nos quadradinhos
* pula 1,2...1,2...1,2...
2º momento
Em roda novamente tivemos a conversa sobre a brincadeira:
۰Foi relembrado o que havíamos dito sobre a amarelinha.
Desenhamos no chão a amarelinha com giz de lousa e as crianças pularam, uma a uma. Gostaram muito!
Perguntei pela professora se havia mais alguma coisa sobre a amarelinha que não havia sido dito antes e algumas crianças falaram que devíamos colocar números, outras que deveríamos colocar letras e ficou definido que são números que se colocam nos quadradinhos.
Colocamos os números e brincamos mais uma vez.
Mostrei uma amarelinha de tecido da turma da moranguinho e as crianças brincaram também nessa amarelinha.
Brincamos várias vezes em dias alternados.
         
3º momento
Em roda, conversamos sobre a amarelinha:
۰Relembramos como se brinca
۰Perguntei se havia mais alguma regra que havíamos esquecido
۰ As crianças falaram sobre a pedrinha que se joga nos números
۰ Perguntei em que número se começa o jogo, e as crianças responderam pelo número 1
۰ Brincamos novamente, utilizando a amarelinha desenhada com giz no chão, desta vez, com a “pedrinha” (um saquinho de tecido com areia, retirada da amarelinha de tecido)
۰ Ficou definido que começamos com o número 1 e vamos jogando até chegar no 10
۰ Algumas crianças lembraram, também que não podemos pisar na casa onde está a pedrinha e que na volta devemos pegar a pedrinha e não pular na casinha onde ela estava
۰ Foi brincado várias vezes em dias alternados.



 

2 comentários: