1º momento
Em roda, conversas sobre a
amarelinha:
۰ Quem conhece essa brincadeira?
۰Com quem aprendeu?
۰ Como se brinca de amarelinha?
A maioria respondeu que já conhecia
e que tinha brincado com seus irmãos mais velhos.
As explicações de como se brinca
foram:
* tem que pular nos quadradinhos
* pula 1,2...1,2...1,2...
2º momento
Em roda novamente tivemos a conversa
sobre a brincadeira:
۰Foi relembrado o que havíamos dito
sobre a amarelinha.
Desenhamos no chão a
amarelinha com giz de lousa e as crianças pularam, uma a uma. Gostaram muito!
Perguntei pela professora se
havia mais alguma coisa sobre a amarelinha que não havia sido dito antes e algumas crianças falaram que
devíamos colocar números, outras que deveríamos colocar letras e ficou definido
que são números que se colocam nos quadradinhos.
Colocamos os números e
brincamos mais uma vez.
Mostrei uma amarelinha de
tecido da turma da moranguinho e as crianças brincaram também
nessa amarelinha.
Brincamos várias vezes em
dias alternados.
3º
momento
Em roda, conversamos sobre a
amarelinha:
۰Relembramos como se brinca
۰Perguntei se
havia mais alguma regra que havíamos esquecido
۰ As crianças falaram sobre a
pedrinha que se joga nos números
۰ Perguntei em
que número se começa o jogo, e as crianças responderam pelo número 1
۰ Brincamos novamente,
utilizando a amarelinha desenhada com giz no chão, desta vez, com a “pedrinha”
(um saquinho de tecido com areia, retirada da amarelinha de tecido)
۰ Ficou definido que começamos com
o número 1 e vamos jogando até chegar no 10
۰ Algumas crianças lembraram,
também que não podemos pisar na casa onde está a pedrinha e que na volta
devemos pegar a pedrinha e não pular na casinha onde ela estava
۰ Foi brincado várias vezes em
dias alternados.
Luciana, parabéns pelo trabalho desenvolvido. Ele revela seu compromisso com a aprendizagem dos pequenos!!!
ResponderExcluirParabéns !
ResponderExcluir