No primeiro dia, antes de iniciar
a brincadeira, a professora perguntou para os alunos : “ Alguém aqui conhece a
brincadeira da Amarelinha ? Alguém já brincou de Amarelinha ? “... A turma tem
24 alunos, e aproximadamente metade da sala disse que já conhecia. As falas das
crianças foram : “ Eu já fiz na creche professora “, “ Usa 1 e 2 pés, eu vou
mostrar “, etc. Foi apresentada, então, a Amarelinha tradicional. O que se
observou, foi que alguns sabem pular corretamente, outros tem dificuldade na
coordenação motora grossa ( pular num pé só e com dois pés ). Notou-se, também,
que não conhecem as regras do jogo, pois ninguém falou sobre a pedrinha.
Depois, a professora pediu para os alunos desenharem a Amarelinha. Num segundo
momento da Sequência, a amarelinha foi construída dentro da sala de aula,
usando-se folhas de papel sulfite, canetinha para fazer os numerais e fita
colante. Em outro momento, a professora
levou os alunos numa área externa da escola, no quiosque, que fica no
parque, e lá, brincamos de novo, ainda com a Amarelinha Tradicional, só que
dessa vez desenhada no chão de cimento, usando-se giz de lousa...observou-se
que os alunos ainda estão se apropriando das regras e ainda precisam treinar
mais a maneira de pular pelo diagrama. Houve um dia em que os alunos foram
brincar no pátio, onde já tem pintado no chão 2 tipos de Amarelinha:
tradicional e outra com um diagrama de casas únicas, onde a criança pula o
tempo todo com um pé só. O último momento trabalhado foi o seguinte, a
professora montou dentro da sala o diagrama da Amarelinha Tradicional (com
placas de EVA ) e a Amarelinha Orelha, foram feitas algumas perguntas para
levar o aluno a observar e falar sobre as diferenças entre uma e outra. Foi
trabalhado até a Amarelinha Orelha, ainda não foi apresentada a Amarelinha da
Semana.
AVALIAÇÃO DO TRABALHO:
A brincadeira é extremamente rica
para auxiliar na aquisição dos conhecimentos, tanto matemáticos, como
coordenação motora, esquema corporal, lateralidade, e aspectos sociais, também.
Observou-se que, muitas crianças não conhecem a brincadeira e estão aprendendo
agora, na escola. Para essas crianças, pular Amarelinha não é simples, ainda
precisam treinar bastante !
O mais importante de tudo, é que
os alunos estão gostando muito de aprender e conhecer os tipos de Amarelinha.
Daniela, a ideia de deixar as crianças organizarem as folhas de sulfite fazendo com que percebessem a organização espacial da amarelinha foi ótima! Parabéns pelo seu empenho e dedicação!
ResponderExcluirParabéns!
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