Pesquisar este blog

"A mente que se abre a uma nova ideia, nunca voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

terça-feira, 26 de maio de 2015

"AMARELINHA" Professora Daniela Novelli


No primeiro dia, antes de iniciar a brincadeira, a professora perguntou para os alunos : “ Alguém aqui conhece a brincadeira da Amarelinha ? Alguém já brincou de Amarelinha ? “... A turma tem 24 alunos, e aproximadamente metade da sala disse que já conhecia. As falas das crianças foram : “ Eu já fiz na creche professora “, “ Usa 1 e 2 pés, eu vou mostrar “, etc. Foi apresentada, então, a Amarelinha tradicional. O que se observou, foi que alguns sabem pular corretamente, outros tem dificuldade na coordenação motora grossa ( pular num pé só e com dois pés ). Notou-se, também, que não conhecem as regras do jogo, pois ninguém falou sobre a pedrinha. Depois, a professora pediu para os alunos desenharem a Amarelinha. Num segundo momento da Sequência, a amarelinha foi construída dentro da sala de aula, usando-se folhas de papel sulfite, canetinha para fazer os numerais e fita colante. Em outro momento, a professora  levou os alunos numa área externa da escola, no quiosque, que fica no parque, e lá, brincamos de novo, ainda com a Amarelinha Tradicional, só que dessa vez desenhada no chão de cimento, usando-se giz de lousa...observou-se que os alunos ainda estão se apropriando das regras e ainda precisam treinar mais a maneira de pular pelo diagrama. Houve um dia em que os alunos foram brincar no pátio, onde já tem pintado no chão 2 tipos de Amarelinha: tradicional e outra com um diagrama de casas únicas, onde a criança pula o tempo todo com um pé só. O último momento trabalhado foi o seguinte, a professora montou dentro da sala o diagrama da Amarelinha Tradicional (com placas de EVA ) e a Amarelinha Orelha, foram feitas algumas perguntas para levar o aluno a observar e falar sobre as diferenças entre uma e outra. Foi trabalhado até a Amarelinha Orelha, ainda não foi apresentada a Amarelinha da Semana.


AVALIAÇÃO DO TRABALHO:

A brincadeira é extremamente rica para auxiliar na aquisição dos conhecimentos, tanto matemáticos, como coordenação motora, esquema corporal, lateralidade, e aspectos sociais, também. Observou-se que, muitas crianças não conhecem a brincadeira e estão aprendendo agora, na escola. Para essas crianças, pular Amarelinha não é simples, ainda precisam treinar bastante !
O mais importante de tudo, é que os alunos estão gostando muito de aprender e conhecer os tipos de Amarelinha.








2 comentários:

  1. Daniela, a ideia de deixar as crianças organizarem as folhas de sulfite fazendo com que percebessem a organização espacial da amarelinha foi ótima! Parabéns pelo seu empenho e dedicação!

    ResponderExcluir