Primeiro
momento
Brinquei na amarelinha
casualmente, parte da turma se encontrava no parque e a outra brincava comigo
na amarelinha.
Questionei em roda se
conheciam a amarelinha. Todos responderam que sim. (João Pedro se confundiu com
a musica Pintinho amarelinho). Carlos e Pyettro souberam explicar as regras
para a sala.
Em seguida li o poema
“Amarelinha” 3 vezes, enfatizando suas etapas.
Terceiro
momento
Apaguei a amarelinha
desenhada com giz no pátio e fizemos a primeira resolução de problemas juntos.
“Nossa amarelinha sumiu,
como podemos resolver esta situação?”
As respostas foram bem
diversificadas, mas teve criança que não teve ideia.
Obs: fiz o questionamento
individual.
Quarto
momento
Fomos novamente ao pátio e
desenhei novamente a amarelinha com giz de lousa. Pulamos várias vezes e em
seguida sugeri que fossemos procurar uma pedra. Para nossa surpresa quase não
encontramos pedra! Todos passaram pelo número 1. Não avançamos de casa.
Colei no chão da sala
as amarelinhas orelha e semaninha, não precisei ensinar como pulava a
amarelinha Orelha, Derick, já saiu pulando corretamente. Na sala chamamos a
amarelinha orelha de “X”. a amarelinha semaninha tive que explicar, todos
compreenderam, mas nem todos conseguiram pular.
Sexto
momento
Voltamos com a
amarelinha X e semaninha e acrescentei a amarelinha caracol, que apresenta um
maior nível de dificuldade, por ser maior e ter que ser pulada toda com um pé
só. E para completar peguei a amarelinha de lona que a escola possui e ficamos
com as quatro amarelinhas. Em roda questionei a turma: - qual a mais fácil? (
tradicional) qual a mais difícil? ( semaninha), qual vocês gostaram mais? (
fizemos uma votação)
Em seguida pedi que
desenhassem a amarelinha que mais gostaram.
Sétimo
momento
Segunda resolução de
problemas, a turma teve boa vontade em responder, não ficaram intimidados com
as respostas, desenharam números, casas de amarelinhas, letras, mas ninguém
conseguiu compreender realmente o problema. Em roda e cada um com seu desenho,
me explicaram o que fizeram. Em seguida, levei-os até a amarelinha e ilustrei o
problema com duas peças representado as crianças e alguns conseguiram
compreender.
Parabéns!
ResponderExcluirAna Rosa, como é bom ver as crianças felizes em aprender, não é?
ResponderExcluirIsso é fruto de um trabalho bem planejado com objetivos claros. Parabéns!