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"A mente que se abre a uma nova ideia, nunca voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

sexta-feira, 15 de maio de 2015

"AMARELINHA" Professora Camilla Meirelles

         Introduzi a sequência didática perguntando quem sabia o que era "amarelinha" e pedindo sugestões de como poderíamos criar uma amarelinha na nossa escola.
            Várias ideias surgiram até que resolvemos fazer de durex no chão do pátio.
            Conforme fazia a amarelinha ideias iam surgindo...

                 
  


            - "Podemos fazer o céu de dia, o céu de noite."
            Com a amarelinha pronta perguntei se sabiam como se brincava.
            -"Joga a pedrinha no número e vai pulando".
            -"Inicia no 1 né, prô!"
           
            Brincaram (treinaram) sem a pedrinha.
   
  


            Também tiveram contato com clipe de música e poemas sobre o tema (sugeridos durante os nossos encontros).


Para introduzir a pedrinha, procuraram a pedra ideal no parque.

  

   
            "Tem que ser grande", "Tem que ser bonita", "Pequena é melhor pra jogar", "Essa não pode, é muito pesada, fica de fora"...
            Introduzi as regras, cada criança registrou o seu número 1.

            Após jogarem utilizando a pedrinha, descobriram que a pedra "chata" é a melhor!

            No 5º dia da vivência com amarelinha, todos desenharam a nossa brincadeira e apresentaram na roda.

            Além das situações-problema propostas durante os encontros também criei uma outra, onde tinham que criar uma nova amarelinha... Esse foi o ponto de partida para introduzir os novos tipos de amarelinha (confeccionadas com papel, seguindo os modelos apresentados durante os nossos encontros e outros modelos pesquisados).
            A amarelinha que eu criei foi uma adaptação da Amarelinha Africana (livro "O brincar na Educação Infantil" do acervo da escola - enviado pelo MEC).



* Apresentação da amarelinha criada por cada um e a da professora

Outras amarelinhas apresentadas

    
  

 

            Pularam tanto, brincaram tanto , que teve aluno que até furou a meia!

            Após vivenciarem todas as amarelinhas, tiveram a oportunidade de desenhar e apresentar a amarelinha que mais haviam gostado.
           
            Após 11 dias de vivência, encerro aqui está sequência de atividades. Avalio que foram muitas as conquistas, não somente para as crianças mas para minha prática também.
            As crianças progrediram com relação a coordenação motora grossa, equilíbrio,  a linguagem oral, expressão de ideias, coordenação motora fina..
            E em relação a minha prática, vi como foi bom a conversa sobre o desenho, o trabalho com as situações-problema. Com certeza essa experiência me fez crescer enquanto professora, me desafiou, me fez pensar, estudar... adorei!
           





6 comentários:

  1. Professora Camilla, parabéns pelo trabalho!!!
    Com toda certeza, quem ganha com sua prática pedagógica são as crianças e, consequentemente, toda a sociedade.

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  2. Parabéns pelo trabalho, Camila. Um abraço. Mônica Onisto.

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  3. Parabéns,Camilla, por seu empenho e motivação para inovar sua prática!!

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